Em alusão ao Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a esclerose múltipla, Santa Maria sediará o 1º Simpósio Gaúcho sobre a doença. Organizado pela Associação de Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e região (Apemsmar) e com o apoio do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento ocorre amanhã e tem como propósito ampliar informações sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento, além de atualizar o público sobre inovações para o controle e a manutenção da qualidade de vida do paciente.
Dívida do Estado com Santa Maria ultrapassa R$ 12 milhões na saúde
Pela manhã, o destaque são as oficinas de capacitação, que serão realizadas junto ao Curso de Terapia Ocupacional, no prédio 26D (Centro de Ciências da Saúde-CCS). O simpósio começa às 8h30min com a recepção aos inscritos - não é possível fazer inscrição na hora. À tarde, estão previstas as palestras com profissionais de diversas áreas. A mesa de discussão começa às 13h30min, no Auditório Gulerpe, anexo ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), no campus da UFSM em Camobi.
PEDALADA
No domingo, uma pedalada em alusão ao Agosto Laranja será realizada. O primeiro Pedale Por Uma Causa, organizado pelo blog Vivendo Além da Esclerose, começa às 9h, no estacionamento da Nicola Motos, na Avenida Nossa Senhora das Dores, com distribuição dos kits e recolhimento de alimentos. Durante o percurso, os participantes poderão vivenciar os sintomas de um paciente com esclerose múltipla. A ideia é que as pessoas entendam um pouco como é o dia a dia de quem convive com a doença.
Anvisa aprova registro de medicamento para tratar epilepsia
Além disso, haverá distribuição de erva-mate e água quente, medição da pressão arterial e apresentações musicais. Mais informações pelo telefone (55) 99931-4996, com Marcia Denardin.